terça-feira, 15 de outubro de 2013

Tema trabalhado na obra de Lucrecio, e sobre o que fala a obra


 O tema da obra é a morte, e a vida e os seres da natureza assim como os seus elementos, e também os átomos.     
 Ele faz uma invocação a deusa Vênus, logo após ele faz uma dedicatória a Mimo, faz um elogio a Epicuro, e trata neste canto que a substancia é eterna, a criação do ser, e levanta o seguinte argumento que o ser não nasce do nada, portanto não voltará para o nada.
       Traz também em suas linhas palavras sobre, terra, agua, ar e fogo, os quatro elementos da natureza, ele fala sobre o oceano, os animais, os astros, a vida e a morte, realmente o nome faz jus ao conteúdo, pois Lucrécio nessa obra vem abordando de modo não a conhecer e sim a convencer o leitor de suas ideias, sendo que através dela tentando levar a sociedade de sua época um outro tipo de valor, e para isso utiliza elementos da natureza para escrever sua literatura. ele faça sobre átomos, aos quais se movem em um espaço vazio, e que esses mesmos átomos compõem o universo.
       Trata também do assunto da alma humana, que contém átomos mínimos e que deus não existe e por isso não foi ele que criou o universo. Ele traz também a existência de outros mundos e que os mesmos são similares ao que conhecemos, e diz que todo homem tem medo de sofrer buscando assim as coisas que lhe dão prazer, e que todos os homens já nascem com dois medos: o medo da morte e o medo dos deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário