sábado, 24 de agosto de 2013

Vida e obra de Lucrécio

     TITO LUCRÉCIO CARO ( em latim: Titus Lucretius Carus ) nasceu em 99 a.C na Campânia e aos , era filósofo Epicurista, biólogo e poeta latino, famoso por sua única obra De Rerum Natura (SOBRE AS COISAS DA NATUREZA), pouco se sabe da sua vida a não ser pelos relatos deixados por são Jerônimo ( qual deve-se ressaltar que era opositor ao Epicurismo), ao qual relata que Lucrécio teria bebido uma porção mãgica do amor e após isso teria enlouquecido e depois se suicidado, aos 44 anos de idade.
     Lucrécio era um homem com enorme dom do espírito cientifico, e um grande epicurista. Ele condenava a vida faustosa e artificial da sua época, e contrasta com elas as alegrias derivadas do gosto pela simplicidade das coisas naturais da vida. Para Lucrécio, a alma é mortal. Após ao morte que ele chama de "decesso", resta um espirito que ele nomeia de "simulacro" (simulacrum), os fantasmas que assombram os vivos. Deste modo, ele resgata a ideia epicurista de eidolon, termo grego. Ele afirma que o medo da morte criou o mito da imortalidade da alma.
     Além da grande importância para a literatura latina os versos de seu poema o consagraram um dos maiores poetas de seu tempo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário