sábado, 31 de agosto de 2013

Contexto histórico

Lucrécio viveu em uma época em que o cristianismo( religião trazida junto com os romanos) havia perdido a influência de antes nas classes cultas e prevalecia sobre o povo um ceticismo generalizado, o desencanto e a incerteza daquele período fez com que o povo tornassem-se supersticiosos e apreensivos, Lucrécio via que mesmo aqueles que mostravam desprezo pelos deuses sacrificavam-lhe animais, ovelhas negras, em momentos de desespero e perplexidade.
Lucrécio viveu no período conhecido como republicano que vai de 507 à 27 a.C, a palavra republica e de origem latina que significa " coisa publica". Para o povo da vida urbana havia um padrão a ser seguido isso incluía também os camponeses que visitavam Roma de vez em quando. Roma tinha centro político, administrativo, econômico e cultural e Roma por inúmeras vezes foi palco para diversões populares com seus teatros e jogos sem contar nas lutas de gladiadores que naquela época era paixão nacional. Poucas pessoas nesse momento moravam em casas amplas e confortáveis, ou seja, o classe alta da sociedade.

A educação era como na Grécia, poucos tinham acesso, pois variava de acordo a classe social e ao sexo,em Roma existiam formas diferentes de trabalho como carpinteiros, marceneiros, cesteiros, ceramistas, caldeireiros e toda a produção dos trabalhadores era vendida nas lojas das cidades, sendo que a maioria desses trabalhadores eram escravos, em sua grande maioria escravos de guerra. As mulheres por sua vez eram educadas para serem mulheres e mães, era responsabilidade das mulheres mais abastadas a administração de suas casas, dos escravos e a criação dos filhos, mas nenhuma mulher poderia participar das decisões políticas e além disso tinham que ensinar suas filhas a arte de fiar, e coisas da casa. A forma de se vestir variava de acordo com a idade, posto, e classe social, a cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos "copiaram" muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega. A obra literária mais conhecida dos romanos e a Eneida, na arquitetura, por exemplo, os romanos herdaram dos etruscos o arco e a abóbada, que aperfeiçoaram, além de desenvolver novas técnicas de construção; dos gregos aproveitaram as colunas, quanto as esculturas as principais obras romanas foram estátuas eqüestres e os bustos.O desenvolvimento que os romanos alcançaram nas ciências foi bastante limitado e sofreu marcante influencia dos gregos.
Foi na ciência do direito que se revelou o gênio dos romanos antigos. Em 450 a.C., ocorreu a promulgação da Lei das Doze Tábuas, o primeiro código escrito de leis elaborado em Roma. Durante quase um milênio, a partir daquela data, o direito romano sofreu uma evolução contínua, cujo apogeu foi marcado pela elaboração do Código de Justiniano, em 535 d.C., quando o Império do Ocidente já havia sido invadido pelos bárbaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário